27/02/2018 às 15:26 Casamento

“Eu só quero as fotos no DVD” : Grande erro!

1188
3min de leitura

Sempre que um cliente pede um orçamento para um trabalho fotográfico eu falo de opções com fotos impressas e também somente digitais e em grande parte dos contratos a cobertura escolhida, para um casamento por exemplo, é a que contempla somente os arquivos digitais. Eu entendo que em tempos de orçamentos apertados a tendência é tentar cortar aquilo que for descartável.  Mas, o problema é que um álbum fotográfico ou então fotos impressas não podem ser considerados itens descartáveis e é isto que eu tento mostrar aos clientes, a importância destes registros físicos.

Para tentar esclarecer alguns pontos sobre este tema, eu trago para vocês algumas razões pelas quais você deve sempre ter as suas fotos no papel e nunca pedir ao seu fotografo aquele pacote com  as fotos apenas no Pen Drive.

1- Você não vai imprimir as fotos depois: isto é ilusão.

Certamente você acha que vai selecionar as fotos em outro momento, quando encontrar um tempinho para selecionar e imprimir as fotos. Sinto muito, mas você esta totalmente enganado, a sua rotina de trabalho, de vida normalmente vence e nunca se encontra este tempo e estas coisas acabam ficando para depois.

2- Ver fotos no PC é como ver um bolo no forno.

Já parou para pensar em como é chato pedir para os seus convidados ficarem na frente do PC para olhar as centenas de fotos (na maioria das vezes muito parecidas)? Por mais que isso pareça normal nos dias de hoje, é muito chato e termina com a interação das pessoas enquanto ficam todos vidrados no PC.

3- Livros fotográficos e fotos impressas aproximam as pessoas.

Todo mundo tem em casa aquela caixa com fotos antigas de família, que toda a vez que é aberta proporciona várias histórias, risadas e muita conversa em torno de determinadas fotos. Fotos impressas são uma espécie de legado, de herança, uma relíquia para as futuras gerações. Já imaginou seus amigos e familiares em um futuro terem que depender de uma tecnologia antiga para poder relembrar bons momentos ao seu lado?

4-Computadores e mídias falham e ficam obsoletos.

Um detalhe que ninguém se da conta na hora de escolher um pacote com apenas arquivos digitais, é que computadores falham a todo momento, que DVDs e PEN Drives e até mesmo HDs queimam e que em consequência disto todos os arquivos serão perdidos ou mesmo que não sejam perdidos definitivamente, será um trabalho enorme para recuperar todo. Já imaginou isto acontecendo com as fotos do seu casamento? Ou então, com as únicas fotos da sua família?

Outro fator é que a tecnologia evolui com uma velocidade assustadora e da mesma forma como as fitas K7 perderam a sua utilidade o DVD e o Pen Drive também ficarão visto que hoje  muitos computadores  e Note books já saem de fabrica sem drives para DVD por exemplo. Com tudo mudando a todo o momento, nem sempre teremos tempo para migrar nossas fotos de um sistema para outro o para outro tipo de mídia e este é um risco ao qual estamos sujeitos ao manter nossas memórias somente em arquivos digitais. Pense nisso!

Então, se suas fotos não foram tiradas apenas com a intenção de abastecer suas redes sociais, não permita que as memórias dos melhores momentos da sua vida fiquem perdidos em um HD ou em um DVD qualquer. Suas relíquias impressas vão ajudar as gerações futuras a conhecerem a sua história.

27 Fev 2018

“Eu só quero as fotos no DVD” : Grande erro!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento fotografia fotografo fotos fotos impressas marco moscarelli memórias recepção de formatura reliquia fotográfica revelação

Quem viu também curtiu

09 de Jan de 2020

Por que o fotógrafo está demorando para entregar minhas fotos?

15 de Nov de 2017

E Aquelas Fotos após o Casamento, Faz?

18 de Set de 2017

Vamos falar sobre o seu Vestido Branco?