Imagem capa - DICAS PARA TE AJUDAR A ESCOLHER O SEU FOTÓGRAFO por Marco Getulio Galarraga Moscarelli
Casamento

DICAS PARA TE AJUDAR A ESCOLHER O SEU FOTÓGRAFO

Você precisa contratar um fotógrafo para o seu casamento, certo? Mas já parou pra observar quais os detalhes mais importantes que você deverá prestar atenção na hora de decidir qual profissional irá registrar o grande dia da sua vida?

Afinal, você escolhe uma decoração linda, um vestido maravilhoso e se preocupa com cada detalhe do dia do casamento. Faz tudo para que o seu casamento seja o mais lindo e marcante de todos.

Agora, imagine se as fotos, que são os Registros Históricos da família e ficarão para os filhos e netos, não mostrarem realmente como este conjunto de detalhes estava perfeito?

 Muitos casais acabam passando por isso e se arrependendo de não ter dado a devida importância à escolha do fotógrafo. Então, se você ainda não contratou este profissional, não deixe de ver algumas dicas que eu preparei para você:



Estilos das fotos

Existem basicamente dois estilos de fotos de casamentos, o estilo foto jornalismo e o estilo de foto posada.

O foto jornalismo dá ênfase a fotos mais espontâneas, onde o fotógrafo quase não interfere nos acontecimentos e na foto final. O fotógrafo acompanha os noivos, registrando os momentos sem que o casal precise parar e posar para as fotos, assim proporcionando belas imagens e registrando as emoções com mais naturalidade, muitas vezes sem que os fotografados percebam.

Já a foto posada se trata de uma fotografia mais tradicional. Neste estilo, o fotógrafo precisa interferir mais nas fotos indicando poses, locais e como cada foto deve ser feita. O mais importante neste estilo é o registro de fotos da família, convidados e todos aqueles que são mais significativos para os noivos e que não podem ficar de fora das fotos.

 Você consegue perceber melhor a diferença entre esses estilos enquanto analisa o portfólio dos fotógrafos, sejam nos álbuns fotográficos, sites ou até mesmo nas redes sociais. O ideal é que escolha seja por um fotógrafo que consiga mesclar os dois estilos, tendo assim um trabalho rico em imagens lindas e variadas.




Reunião Presencial

Não se atenha como fator de escolha apenas a fotos postadas nas redes. Agende uma visita e tenha uma conversa pessoalmente com o fotógrafo. Peça para ver outros trabalhos, álbuns, fotos impressas e verifique se o trabalho é constante e qual a qualidade do material a ser entregue. Não esqueça que nenhum casamento é igual ao outro e tudo isto deve ser levado em conta na hora de analisar o portfólio do profissional.

Empatia

 É extremamente importante que exista empatia entre os noivos e o fotógrafo, e é durante a visita que poderão perceber se o profissional é “legal”, simpático, atencioso e também aberto a sugestões, se é flexível na hora de editar o álbum ou até mesmo a mudanças no cronograma.






Comprometimento

Certifique-se de que o fotógrafo analisado esteja comprometido com o seu casamento e que no dia ele mesmo é quem irá fotografar, e não outra equipe que fará o trabalho. Lembre-se você está contratando o fotógrafo e não uma equipe enviada por ele, e isto deve estar bem claro no contrato.


Tempo e Distância Limite

Procure saber se é definido um tempo limite para a cobertura e distância a ser percorrida pelo fotógrafo até o local do casamento. Verifique também a disponibilidade de deslocamento para as fotos após a cerimônia de casamento.


Produtos a Serem Entregues 

Analise os produtos que o fotografo irá entregar, tais como: Álbuns fotográficos, fotos impressas, pen drive e tudo mais que está no contrato. É muito importante que seja dada a devida atenção a estes produtos, pois são os Registros do seu dia e que ficarão para as gerações futuras recordarem de como foi tudo tão lindo no seu casamento.


Estas são apenas algumas dicas principais para te ajudar na hora de escolher o fotógrafo ideal. Claro que, não são todos os fatores existentes a serem levados em conta, mas são os mais importantes. Não leve em consideração apenas o orçamento mais baixo, procure não ver o preço de cada produto e sim o valor que o trabalho tem. 

Espero ter ajudado com estas dicas, e se ainda não escolheu seu fotógrafo, aproveita para dar uma olhada no meu trabalho e se desejar já agende uma visita!


MARCO MOSCARELLI FOTÓGRAFO