04/03/2021 às 21:24

Viajando e fotografando: 15 dicas uteis

686
3min de leitura

Uma dúvida frequente dos meus alunos e também de amigos é sobre como melhorar e tornar incríveis as fotos de viagens, e a pergunta mais frequente é sobre qual a melhor configuração de câmera ou do celular para registrar os melhores momentos de uma viagem e é claro que estão muito enganados. Uma boa foto às vezes não requer somente um bom ajuste de câmera e sim de muito mais coisas que nem estão relacionadas ao equipamento.

Então para você que também quer ter registros memoráveis da suas viagens, eu trago 15 dicas que irão te ajudar muito na hora de fazer os seus clicks.

1 Muita informação

Consiga o máximo de  informações sobre os lugares que irá visitar, conheça a história do  lugar e tenha uma lista dos principais pontos turísticos para poder  fazer um bom roteiro e não deixar de fora nenhum lugar importante fora  dos seus registros fotográficos.

2 Paciência é uma virtude 

Pontos  turísticos normalmente atraem bastante gente e às vezes fica complicado  de conseguir uma boa foto então, tenha paciência e espere o momento  certo. Aproveite para explorar outros locais próximos, uma boa foto pode  estar ali bem pertinho te esperando.

3 Luz Natural

Aproveite  a luz natural do lugar para fazer as suas fotos e não faça a foto logo  de cara, esperar alguns minutos pode render uma foto com uma luz  incrível. Bom mesmo é visitar o lugar algumas vezes durante o dia e  observar o período que apresenta a melhor luz para a foto.

4 Se movimente

Não  fique preso a um único ângulo (aquele mais famoso), ande pelo local e  busque outros ângulos, outras formas de “enxergar” a mesma coisa e só  então clique.

5 Azar que chove

Não tenha  medo de tempo feio, não deixe o clima estragar o seu passeio e nem suas  fotos. A chuva pode ser um elemento a mais para tornar uma foto  incrível, mas sempre atento à sua segurança e à do seu equipamento.

6 Vá além

Explore ao máximo o seu destino de  viagem e tire muitas e muitas fotos, fotografe tudo aquilo que achar  interessante e todos os lugares que achar bonito mesmo que sejam coisas  simples. Depois você escolhe e seleciona as que melhor contam como foi  sua viagem.

7 Peça permissão

Em alguns  lugares, culturalmente as pessoas não gostam de serem fotografadas,  sendo assim para evitar confusões nada de sair fotografando todo mundo,  pergunte se tem permissão para fotografar antes de clicar e se receber  um NÃO, esqueça e busque outra foto.

8 Horizonte

Muito cuidado com o alinhamento do horizonte nas suas fotos, o deixando torto a foto fica desinteressante.

9 Regra dos Terços

Use  a regra dos terços para fazer a composição das suas fotos. Imagine duas  linhas horizontais e duas verticais atravessando o visor da câmera ou  de celular e onde estas linhas se cruzarem é onde seu ponto de interesse  deve estar.

10 Limites do equipamento

Conheça  bem os limites do seu equipamento para tirar dele o máximo que puder de  qualidade nas suas fotos. Então, leia atentamente o manual!!

11 Limpeza

Mantenha a lente da sua câmera e do seu celular sempre limpas.

12 Luz mágica

Períodos com o nascer e o pôr do sol proporcionam uma iluminação fantástica para as fotografias.

13 Edição

Edite  as suas fotos, aprenda tudo que puder para fazer a pós produção de  fotografias. Existem vários APPs que possibilitam trabalhar muito nas  fotos e são gratuitos.

14 Fotos Noturnas

Fotos  à noite necessitam de aberturas de lente maiores e velocidades de  disparo menores, alguns celulares permitem estes ajustes também. Um  tripé também pode ajudar muito para este tipo de fotografia.

15 Zoom

Jamais  utilize o zoom digital da câmera e também do celular, isto vai acabar  com a qualidade da sua fotografia. Use as pernas, e chegue mais perto se  for possível e aí sim faça a foto.

Estas são apenas algumas dicas  para te ajudar a tirar fotos incríveis  das suas viagens e que pouco  tem a ver com configuração de câmera pois  para cada situação requer um  ajuste diferente. Espero ter contribuído  com os registros das suas  andanças por ai então, boa viagem e boas  fotos.

04 Mar 2021

Viajando e fotografando: 15 dicas uteis

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

artigo como fotografar ensino de fotografia estudo de fotografia foto fotografia fotografia de viagem viagerm

Quem viu também curtiu

28 de Ago de 2021

10 DICAS PARA MELHORAR SUAS FOTOS

05 de Abr de 2019

5 lugares para seu ensaio fotográfico em Pelotas

09 de Jan de 2020

Por que o fotógrafo está demorando para entregar minhas fotos?