28/08/2021 às 02:08

10 DICAS PARA MELHORAR SUAS FOTOS

36
3min de leitura

O retrato está presente em todos os segmentos da fotografia, da selfie a fotografia de moda registrar a vida já faz parte do nosso cotidiano e a tendência é só aumentar essa quantidade de registros fotográficos cada vez mais. Mas, qual é a receita de uma boa foto seja ela com uma câmera profissional ou até mesmo com o celular? Existem muitos livros e artigos e uma boa quantidade de informação sobre este tema mas, eu simplifiquei, e te trago algumas dicas sobre como você pode melhorar as suas fotos tanto com câmera ou até mesmo com seu celular. Confere ai!!

1 – FOCO NOS OLHOS

É essencial prestar a atenção em onde estará o seu foco, é primordial que ele esteja “cravado” nos olhos. Se os olhos estiverem fora de foco ou pouco nítidos a sua fotografia esta está perdida e é melhor fazer outra.

2 – FUNDO DESFOCADO

Em um retrato a atenção deve estar no retratado e se o fundo não é parte importante do da sua fotografia, desfoque para que ele não dispute a atenção do espectador.

3- "FÓRMULA" MÁGICA DA COMPOSIÇÃO

Você já deve ter ouvido falar sobre regra dos terços e de enquadramento mas, existe uma outra “formula” para uma boa composição equilibrada tanto para fotos na vertical quanto na horizontal: o rácio de Fibonacci também conhecida como proporção áurea. A representação gráfica de uma espiral que pode ser tanto virada para a direita quanto para a esquerda e que segundo Fibonacci torna as composições mais agradáveis ao olho.

4 – REBATEDOR

Uma maneira simples de fazer uma boa luz é o uso de um rebatedor para direcionar a iluminação para o fotografado. Eles podem ser profissionais ou até mesmo uma folha de isopor.

5 – LUZ DE JANELA, SEMPRE PERFEITA

Uma luz que entra pela janela oferece uma iluminação bem sofisticada e muito suave, deixando um lado do rosto um pouco mais iluminado que o outro tornando a fotografia bem interessante.

6 – LUZ NATURAL É LINDA MAS, CUIDADO

Se estiver em um ambiente externo preste bastante atenção nas condições de luz natural que existem no momento pois, dias com muito sol podem ser um problema por causa das sombras muito marcantes. A saída é fotografar em horários como: amanhecer e entardecer visto que a luz nestes horários é mais suave ou então escolher dias nublados para fotografar.

7 - O FUNDO É IMPORTANTE?

Se você pretende incluir o fundo, lembre-se que o fundo de uma foto é parte da composição e a escolha do que entra ou não na sua foto é responsabilidade sua. Cuidado com fundos muito poluídos que podem disputar a atenção com quem você estiver fotografando, escolha lugares em que o fundo seja mais limpo.

8 – POSTURA É FUNDAMENTAL

Cuide para que quem você esteja fotografando não fique curvado ou torto durante os clicks e se estiver sentado para que não fique afundado na cadeira. Coluna ereta e queixo para cima fazem bem para a saúde e para as fotos também.

9- REGRAS, PODE QUEBRAR!

Em fotografias mais criativas e artísticas você pode e até mesmo deve quebrar as regras. Fotografar de cima para baixo, somente uma parte do rosto ou algum detalhe são muito bem vindos. A única regra que jamais pode ser quebrada é a do FOCO, este deve estar sempre cravado nos olhos.

10 – CRIATIVIDADE

Na hora de fotografar use todos os artifícios que puder para montar bons cenários se por acaso não estiverem a disposição naturalmente.


28 Ago 2021

10 DICAS PARA MELHORAR SUAS FOTOS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

beauty beleza como fotografar Dica de fotografia editorial ensaio ensaio fotográfico ensaio fotográfico pelotas fotografia fotógrafo Fotógrafo Pelotas fotos melhores moda onde fotografar retrato selfie

Quem viu também curtiu

05 de Abr de 2019

5 lugares para seu ensaio fotográfico em Pelotas

04 de Mar de 2021

Viajando e fotografando: 15 dicas uteis

09 de Mar de 2021

Nunca foi apenas técnica!!